Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Macaco Experimentar

Macaco Experimentar

Série "Piano", Horas 8 a 10 - Aprender umas músicas!

Mais uma (pequena) semana de piano passou! Desta vez decidi focar-me em aprender umas músicas engraçadas e deixar uma nova ronda de teoria para a próxima semana.

Para te contextualizar, porque pode ser a primeira vez que chegas ao "O Macaco de Imitação", eu decidi desafiar-me e praticar 20 horas de piano, um instrumento que já queria aprender há muito tempo. No final quero ver aquilo que sou capaz de fazer.

Aqui seguem os links para os 2 primeiros posts desta série:

Hora 1 - Preparação
Hora 2 a 7 - Construir a base!

Dito isto, siga para esta semana de treino.

8ª hora de treino

Comecei por experimentar umas tabs de guitarra , tocando os acordes no piano. Agora que consigo tocar os acordes maiores e menores, é fácil tocar centenas de músicas (de forma grotesca claro!). Selecionei as seguintes músicas:

Jack Johnson - Sitting Waiting Wishing
The Kooks - Seaside
Ed Sheeran - I See Fire
Radiohead - Creep
Bastille - Pompeii
Matisyahu - One Day
Chet Faker - I'm Into You

Para tocar estas músicas basta ires seguindo a letra, tocar o acorde certo com a mão esquerda, e com a mão direita (para preencher a música) podes tocar na nota correspondente em 2 oitavas diferentes com o mindinho e o polegar. E está feito! Já consegues tocar todo um set de músicas!

Topa aqui os acordes para a música "One Day" do Matisyahu:


O que me parece mais difícil ao aprender a tocar piano é a coordenação entre as duas mãos. Com isso em mente comecei a praticar a música "Give me Love" do Ed Sheeran que me parece milhões de vezes mais fácil e interessante que a da Adele e ajuda muito mais a aprender a coordenação.

Encontrei um tutorial no YouTube muito bom! O visual é muito parecido com o Guitar Hero! Eu sabia que tanto vício me ia dar jeito um dia! Ahah

9ª hora de treino

Esta hora começou com colagens! Isso mesmo! Decidi colar o nomes das notas pretas no teclado, os sharp/sustenido # e flat/bemol b. Facilita encontrar as notas e fazer os acordes.




Continuei a treinar a música do "Give me Love" do Ed Sheeran. Os acordes são:


Verso: Bb × 2, F# × 2, Db × 4
Bridge: Ebm × 4, F# × 4, Db × 4, Ab (em 1ª inversão) × 4, Ebm × 2, F#
Refrão: (Db, Ebm, F#) × 3, Bb + Db, Ab, F# × 2

Depois de aprender os acordes (tocados com a mão esquerda), tentei colar com a parte de solo (com a mão direita) e aqui começou a guerra da coordenação motora!

10ª hora de treino

Continuei a praticar a mesma música. Já vou no refrão e estou a melhorar a minha coordenação entre mão esquerda e direita. Isto é um processo lento e é aqui que muita gente começa a desmotivar. Mas o importante é pensar que depois as coisas vão ficar muito mais intuitivas à medida que o treino avança.

Como podes ouvir pela gravação seguinte, o som ainda está torto, ahah!


No final desta hora fiquei a metade do objetivo de 20 horas de piano! Com o treino até agora já sei o bastante de teoria para tocar a maior parte das músicas, sei tocar acordes e consigo pegar numa tab e divertir-me. Apesar de não ter treinado mais, consigo também ler pautas. As próximas 10 horas serão também importantes para trabalhar a coordenação motora. E na próxima semana quero estudar a teoria da improvisação que acredito não ser muito difícil. A prática, por outro lado, não deve ser nada fácil!

Durante esta semana encontrei muitos bons vídeos sobre piano. Há um tipo que fez um sucesso gigante no ChatRoulette enquanto tocava piano. É este tipo de vídeos que me faz querer dominar o piano! A capacidade de improviso e o humor deste senhor são incríveis. Desafio-te a ver este vídeo sem te partires a rir:



E lembras-te de eu falar na escala pentatónica? Em que tudo o que tocas fica bem? O tipo seguinte mostra em 2 minutos como parecer um Pro em piano sem nunca ter tocado:


Para a semana cá estarei mais uma vez, com grandes avanços e com técnicas para improviso, espero! Até lá!

Clica aqui para seguir para o próximo post desta série!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.